sexta-feira, 31 de julho de 2020

22 filmes que todos precisam assistir pelo menos uma vez na vida, disponíveis na Netflix e no Amazon Prime Video

Para ajudar os leitores que estão procurando os bons filmes disponíveis no Amazon Prime Video e na Netflix, a Bula reuniu em uma lista 22 opções que todos deveriam assistir pelo menos uma vez na vida. Os filmes selecionados foram elogiados pela crítica especializada e receberam boas notas nos sites de cinema.

22 filmes que todos precisam assistir pelo menos uma vez na vida, disponíveis na Netflix e no Amazon Prime Video

Para os leitores que estão procurando os bons filmes disponíveis no streaming, a Bula reuniu em uma lista 22 opções que todos deveriam assistir pelo menos uma vez na vida: onze no Amazon Prime Video e onze na Netflix, as duas plataformas mais populares da atualidade. Os filmes selecionados foram elogiados pela crítica especializada e receberam boas notas nos sites de cinema. Entre eles, destacam-se “O Segredo dos Seus Olhos” (2009), de Juan José Campanella; “Era Uma Vez na América” (1984), de Sergio Leone; e “Ilha do Medo” (2010), de Martin Scorsese. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento.

Amazon Prime Video

Netflix

22 filmes que todos precisam assistir pelo menos uma vez na vida, disponíveis na Netflix e no Amazon Prime Video Publicado primeiro em https://www.revistabula.com

6 poemas de Carlos Drummond de Andrade para refletir sobre a amizade

Carlos Drummond de Andrade (1902 — 1987) é considerado um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos. Integrando a segunda geração do modernismo, a sua poesia reproduzia as questões… 6 poemas de Carlos Drummond de Andrade para refletir sobre a amizade Publicado primeiro em https://www.culturagenial.com



Poema de Sete Faces, de Carlos Drummond de Andrade

Poema de Sete Faces é uma das composições mais populares de Carlos Drummond de Andrade. Publicado na obra Alguma poesia (1930), o poema versa sobre os sentimentos de inadequação e solidão do… Poema de Sete Faces, de Carlos Drummond de Andrade Publicado primeiro em https://www.culturagenial.com



Poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade

Quadrilha é um poema de Carlos Drummond de Andrade, publicado em 1930, na sua primeira obra Alguma Poesia. Trata-se de uma célebre composição que fala sobre as dificuldades e os desencontros do… Poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade Publicado primeiro em https://www.culturagenial.com



Poema As Sem-Razões do Amor, de Carlos Drummond de Andrade

Quando o assunto é amor, é quase impossível não relembrarmos as palavras de Carlos Drummond de Andrade. Na verdade, são várias as composições nas quais o poeta brasileiro se dedicou, de… Poema As Sem-Razões do Amor, de Carlos Drummond de Andrade Publicado primeiro em https://www.culturagenial.com



Poema "E agora, José?" de Carlos Drummond de Andrade

O poema “José” de Carlos Drummond de Andrade foi publicado originalmente em 1942, na coletânea Poesias. Ilustra o sentimento de solidão e abandono do indivíduo na cidade grande, a sua falta de… Poema “E agora, José?” de Carlos Drummond de Andrade Publicado primeiro em https://www.culturagenial.com



25 poemas de Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade (31 de outubro de 1902 — 17 de agosto de 1987) é um dos maiores autores da literatura brasileira, sendo considerado o maior poeta nacional do século XX. Integrada na… 25 poemas de Carlos Drummond de Andrade Publicado primeiro em https://www.culturagenial.com



Exposição online reúne obras de Basquiat

Um dos maiores representantes da pintura figurativa, Basquiat se tornou conhecido pelos traços subversivos, que o consagraram como um artista revolucionário. A Brant Foundation, galeria de arte de Nova York, está realizando uma mostra virtual e gratuita de Basquiat, com 70 obras.

Exposição online reúne obras de Basquiat

A Brant Foundation, galeria de arte de Nova York, está realizando uma mostra virtual do pintor estadunidense Jean-Michel Basquiat, com 70 obras. A exposição presencial ocorreu em 2019, mas devido à pandemia a organização está disponibilizando a experiência online, gratuitamente. A curadoria é de Dieter Buchhart, com colaboração da Louis Vuitton Foundation.

A visita virtual apresenta os quatro andares da Brant Foundation e abrange os trabalhos de Basquiat criados entre 1980 e 1987, desde telas em larga escala até obras menores e mais íntimas. Entre as principais, estão o mural “Grillo” (1984), “Price of Gasoline in the Third World” (1982), e “Arroz con Pollo” (1981).

Um dos maiores representantes da pintura figurativa, Basquiat se tornou conhecido pelos traços subversivos, que o consagraram como um artista revolucionário e neoexpressionista. A cultura africana, a desigualdade social e a arte de rua foram algumas de suas maiores inspirações. Embora prolífica, a carreira de Basquiat foi breve: ele morreu em 1988, aos 27 anos, vítima de overdose.

“Basquiat fez das ruas de Manhattan o seu estúdio, juntando-se ao fluxo criativo que estava surgindo no final dos anos 70 e 80 em Nova York. Sua complexa obra o estabeleceu como um dos nomes mais importantes da arte moderna, mesmo trinta anos após sua morte”, diz o comunicado da Brant Foundation.

Clique aqui para acessar: Galeria de Nova York promove mostra online e gratuita de Jean-Michel Basquiat

Exposição online reúne obras de Basquiat Publicado primeiro em https://www.revistabula.com

Aprenda como usar calculadoras interativas na sua estratégia SaaS

Calculadora interativa para SaaS

Conteúdos interativos podem ajudar sua empresa a melhorar seus resultados? Nos últimos anos, o Marketing Interativo tem ganhado espaço como uma estratégia para apresentar informações aos consumidores da maneira mais direta e divertida possível.

Ferramentas como uma calculadora interativa para SaaS podem ajudar você a atrair o interesse de seus clientes de maneira simplificada, apresentando os aspectos mais importantes da sua oferta em um piscar de olhos.

Mas essa é a solução para as suas necessidades de Marketing Digital? Vamos analisar os benefícios das calculadoras interativas e como elas podem ser aproveitadas por empresas SaaS. Neste conteúdo, você vai ver:

Por que sua estratégia de SaaS precisa de uma calculadora interativa?

Se você se mantém a par das novidades do Marketing Digital, temos certeza de que já ouviu falar em Conteúdo Interativo. Essa tendência tem se tornado especialmente útil para que negócios B2B promovam suas ofertas por meio de dados personalizados, que influenciam a tomada de decisão dos compradores.

No webinar Future of SaaS, discutimos como 91% dos compradores B2B preferem interagir com conteúdo visual, em vez de texto e outros formatos estáticos. Também abordamos o fato de esse tipo de página gerar o dobro de conversões que textos e outros tipos de conteúdo fixo.

SaaS, especificamente, é uma indústria em que o Conteúdo Interativo alcança seu máximo potencial, tornando-se a parte mais importante da estratégia de vendas do seu negócio.

Afinal, ele é útil ao ajudar seu cliente a descobrir mais sobre o seu software, os diferenciais dele em relação aos ofertados pela concorrência e o que ele é capaz de fazer.

Calculadoras também oferecem outro benefício: elas apresentam o preço da oferta de cara, respondendo à maioria das perguntas que um possível cliente possa ter antes de entrar em contato com a sua empresa. Com isso, elas tornam a jornada de compra mais fácil.

Como usar calculadoras interativas em estratégias de SaaS?

O Conteúdo Interativo pode ser usado de diversas maneiras na sua estratégia de SaaS. Nos tópicos abaixo, você vai entender os benefícios de adotar uma calculadora interativa para SaaS.

Feche mais negócios por meio de Conteúdo Interativo

Uma calculadora interativa para SaaS vai ser fundamental para que sua empresa feche cada vez mais negócios. Com uma visão clara sobre a oferta, o preço e as possibilidades de customização, os clientes tendem a encurtar seu processo de tomada de decisão.

Afinal, todas as informações de que precisam estarão em apenas uma página. Ainda, calculadoras podem ser adicionadas a qualquer parte do processo de vendas, fornecendo as respostas personalizadas que o consumidor está buscando ao visitar seu site.

Aumente o engajamento com as calculadoras interativas para SaaS

Quantos visitantes chegam à sua página somente para, em seguida, retornar ao site do buscador? Com uma calculadora interativa para SaaS, você conseguirá elevar o tempo de navegação em seu site, garantindo um aumento nas oportunidades para que o seu negócio realmente convença os clientes em potencial.

Conteúdo de qualidade é o que realmente atrai a atenção dos consumidores, apresentando a eles uma marca na qual podem confiar. Assim, use esse tipo de material a seu favor, apresentando as ferramentas de que seu cliente precisa para fechar a transação diretamente em sua página, sem rodeios.

Consiga mais dados e aprenda sobre o consumidor

Dados são o ativo mais relevante para empresas SaaS, e as calculadoras interativas são uma grande maneira de captá-los. Ao oferecer aos seus clientes em potencial ferramentas como calculadoras de ROI ou de desconto, você consegue saber mais sobre as suas necessidades. 

Com isso em mãos, é possível aproveitar os insights dos usuários para melhorar o seu produto, aproximando-o de suas demandas.

Personalize a sua oferta para ampliar a conversão

Conteúdo personalizado é a melhor maneira de mostrar ao seu cliente que sua empresa se preocupa com suas dores, acima de tudo. Calculadoras interativas permitem que os compradores em potencial acessem mais do que somente uma página de vendas.

Uma calculadora interativa para SaaS educa o consumidor ao oferecer a ele todas as informações de que necessita para pesquisar e comprar online. Com isso, ainda, eles terão de entrar em contato com o seu negócio somente se precisarem de suporte com alguma questão.

De acordo com a Brafton, é assim que mais de 30% dos usuários em todo o mundo prefeririam comprar software online. É com base nessa informação que a sua empresa deveria projetar sua jornada de compra.

Use a sua calculadora interativa para remarketing

O remarketing é uma maneira eficiente de impactar por uma segunda ou terceira vez aqueles consumidores que não foram convertidos, mas interagiram com os conteúdos do seu site.

A maior parte das empresas usa o remarketing como uma forma de melhorar suas ofertas, ampliando as chances de conquista do consumidor.

Coletar a quantidade exata de dados relevantes vai colocar o seu negócio em uma posição de entregar conteúdo de alta qualidade em suas campanhas de email marketing, usando aquilo que sabe sobre os consumidores para ampliar as chances de conversão.

5 calculadoras interativas para a sua estratégia de SaaS

Já se convenceu de que as calculadoras interativas podem ajudar na conquista dos seus objetivos de Marketing Digital?

Confira, agora, 5 tipos de calculadora que sua empresa pode desenvolver a partir do uso de ferramentas interativas. Você também vai entender como cada um deles agrega valor à jornada do seu consumidor.

1. Calculadora de ROI

O ROI, ou Retorno sobre Investimento, é uma importante métrica para negócios SaaS. Ele ajuda a determinar o custo-benefício entre comprar um software como um serviço ou adquirir a licença de um equivalente.

É por isso que os consumidores vão identificar valor em encontrar essa calculadora interativa no seu site. Afinal, quando estão na etapa de consideração sobre qual ferramenta escolher, os clientes em potencial, muito frequentemente, vão tentar realizar esses cálculos por conta própria. 

Sua marca vai assumir a dianteira nessa competição se, em seus canais oficiais, disponibilizar de forma simples uma calculadora interativa. Calculadoras de ROI dirão, entre outras informações muito úteis:

  • quanto seu potencial cliente gastaria com uma ferramenta SaaS;
  • quais resultados financeiros um negócio pode esperar a partir da adoção de uma solução SaaS;
  • quanto a empresa vai conseguir converter para seu próprio benefício ao contratar um produto SaaS.

Mostrar essas informações aos seus clientes vai deixá-los mais seguros. Com isso, seu processo de tomada de decisão se tornará mais simples, garantindo mais vendas da sua ferramenta de SaaS.

Veja um exemplo de uma calculadora de ROI:

2. Calculadora de custos

Uma calculadora de ROI é uma ótima maneira de descobrir mais sobre o tipo de resultados que podem ser obtidos a partir da adoção de uma solução SaaS. Já uma calculadora de custos é um meio direto de apresentar seus planos de precificação, além de ser uma oportunidade para o upselling.

Com uma calculadora de custos interativa, seu negócio vai ser capaz de avaliar quantos usuários vão utilizar a ferramenta SaaS e quanto vai custar para customizá-la e implementá-la.

Quando se está tentando realizar uma venda, não existe informação mais importante que o custo. Por isso, esse tipo de calculadora interativa vai ser bastante útil no processo de tomada de decisão, ajudando os consumidores a comparar sua oferta de SaaS com as de outras empresas.

Confira, abaixo, um exemplo de calculadora de custo:

Calculadora VenturePact

3. Calculadora de tempo de implementação

Outro aspecto importante para o sucesso na implementação de uma solução SaaS é o tempo. Softwares precisam ser customizados e integrados à realidade de um negócio, para que possam beneficiá-lo.

Essa calculadora ajuda você a determinar quanto tempo a empresa deverá disponibilizar antes de começar a perceber os benefícios mostrados nas calculadoras de ROI e custos.

Seu negócio pode oferecer estimativas de tempo e ajudar os compradores a compreender quais passos serão necessários ao longo do caminho para tirar o máximo da ferramenta SaaS

Essa é uma chance tanto de educar como de converter. Essas características, inclusive, são o principal benefício gerado pela escolha de ferramentas interativas.

Aqui está um exemplo de calculadora de tempo de implementação:

4. Calculadora de economia

A economia também é um importante critério para os interessados em escolher uma nova ferramenta. É por isso que você deve apresentar essa informação de maneira clara para seus clientes em potencial o quanto antes na jornada.

Uma calculadora interativa com foco na economia deve comparar quanto o consumidor gasta hoje em determinada ferramenta e quanto ele vai economizar ao adotar a solução da sua empresa.

Calculadoras de venda funcionam como sites de comparação de preço. Elas destacam não somente a diferença de preço entre as ofertas, mas também, o que se pode esperar de cada uma das ferramentas. Quando usada corretamente, essa estratégia vai ajudar seu negócio a conquistar muitos leads qualificados.

Veja um exemplo de calculadora de economia:

5. Calculadora de comparação de preços

Você deve partir do princípio de que seu cliente em potencial visitou, pelo menos, três sites antes de tomar sua decisão. De acordo com a AdWeek, essa é a média de pesquisa que um comprador faz antes de adquirir um produto SaaS online.

Portanto, essa informação deve ser considerada na sua estratégia de SaaS, de modo a maximizar os seus lucros. É por esse motivo que muitos negócios investem em calculadoras interativas de comparação de preços, que mostram exatamente aquilo que o consumidor deseja encontrar ao visitar todas essas páginas.

Calculadoras de comparação de preços são ferramentas de fácil desenvolvimento e que podem ajudar você a convencer seus prospects de que sua proposta vale a pena

Essas calculadoras interativas comparam a diferença entre as principais ofertas online, entregando essa informação em poucos cliques.

Veja um exemplo de calculadora de comparação de preços:

Calculadoras interativas para SaaS são uma ótima maneira de fornecer informação personalizada para os seus visitantes, ampliando as chances de que eles se interessem pelas suas ofertas e, finalmente, comprem sua ferramenta. 

Por meio de plataformas como a Ion Interactive, sua empresa pode começar a desenvolver essas calculadoras de um jeito simples. Não é preciso contratar um programador ou designer para executar a tarefa.

Tudo certo para começar a engajar mais consumidores e aumentar as suas vendas graças às calculadoras interativas para SaaS? Antes de começar, confira este material com as soluções de conteúdo interativo da Ion!

Conteúdos InterativosPowered by Rock Convert
Aprenda como usar calculadoras interativas na sua estratégia SaaS Publicado primeiro em https://rockcontent.com

Franz Marc e os 10 fatos curiosos sobre a sua vida


Biografia e trajetória artística

Franz Marc (Alemanha, 1880–1916) foi pintor, gravador e um dos principais membros do movimento expressionista alemão. Nascido em Munique, estudou na Academia de Belas Artes da cidade.

Posteriormente, viajou para a Paris, onde foi profundamente influenciado pelas obras expostas em museus, galerias de arte e, principalmente, pelos trabalhos de de Vincent van Gogh e outros artistas pós-impressionistas.

Em 1910, Marc conheceu Wassily Kandinsky (1866-1944), que era, na época, um membro do influente grupo de artistas expressionistas, Neue Künstlervereinigung (“Associação de Novos Artistas”). Após um certo período, eles romperam com o movimento anterior e fundaram o Der Blaue Reiter (“O Cavaleiro Azul”).


Der Blaue Reiter

Foi um movimento que reuniu artistas de arte abstrata entre 1911 e 1914 e contribuiu para a consolidação desse estilo de pintura.

Em 1911 foi organizada a “Primeira Exposição dos Editores do Cavaleiro Azul”, (1911) na Moderne Galerie Tannhäuser, Munique. 43 obras foram exibidas por 14 artistas, incluindo artistas como Kandinsky, Franz Marc, Henri Rousseau, David e Vladimir Burlyuk, Albert Bloch e August Macke. Seus trabalhos eram diversos, mas, geralmente, refletiam um interesse em experimentação livre e expressão espiritual, em oposição a uma representação objetiva.

Durante esse período, o trabalho de Marc tornou-se cada vez mais abstrato na natureza, exibindo influências do futurismo e do cubismo. Em particular, seu trabalho é caracterizado por frequentes representações de animais e um forte uso de cores.

Uma das principais causas para o movimento ter durado apenas três anos se deu pelas tensões entre os países durante a Primeira Guerra Mundial. Os artistas russos eram expulsos de volta à sua terra natal, enquanto os alemães, incluindo Marc, foram recrutados para o serviço militar. Quando todos se dispersaram, o movimento se desvaneceu.


Morte e legado

Logo após o início da Primeira Guerra Mundial, Franz Marc foi convocado a servir. Morreu em combate dois anos depois, em Braquis, França (1916).

Ele fez parte da consolidação do Expressionismo Abstrato e serviu de influência para movimentos / escolas subsequentes, como Dadaísmo e Bauhaus. Seu impacto ainda alcança as obras de artistas como Piet Mondrian e Jackson Pollock.

Hoje, mais de cem anos após sua morte, Franz Marc é considerado um dos pintores mais influentes da Alemanha devido ao seu estilo único, poética altamente criativa e a capacidade de transformar o comum em algo extraordinário.

Suas obras podem ser encontradas nas coleções de muitas das principais instituições públicas e privadas, incluindo: Guggenheim, Museu de Arte Moderna de Nova York, Instituto de Arte de Chicago, Kunstmuseum Basel, etc.


Principais obras de Franz Marc

Franz Marc - The Large Blue Horses (1911)
The Large Blue Horses (1911)
Franz Marc - Yellow Cow (1911)
Yellow Cow (1911)
Franz Marc - The Foxes (1913)
The Foxes (1913)
Franz Marc - Dog Lying in the Snow (1911) (1)
Dog Lying in the Snow (1911)
Franz Marc - Fate of Animals (1913)
Fate of Animals (1913)

Curiosidades de Franz Marc

1- Inicialmente, seu estilo de pintura era realista

Os primeiros trabalhos de Franz foram influenciados desde cedo por seu pai, Wilhelm Marc, um pintor de paisagens. É apenas quando ele tem contato com a pintura francesa que seu estilo passa a mudar.

Para exemplificar como eram as obras do artista antes de mergulhar no expressionismo, separamos uma obra de 1902, onde Franz retrata sua mãe, Sophie. Observe como o uso de cores e quantidade de detalhes diferem das obras que apresentamos acima.

Franz Marc
Portrait of the Artist’s Mother (1902)

2 – Sua trajetória artística foi acompanhada por uma grande instabilidade emocional

Sua visão religiosa, transmitida pela mãe, estava em descompasso com o movimento juvenil de Munique e a crescente atmosfera boêmia da cidade. Ainda nesse contexto, Marc esteve envolvido em uma série de relacionamentos conturbados, incluindo um caso que durou muitos anos com Annette Von Eckardt e um casamento com a artista Marie Schnür, que durou menos de um ano.


3 – Encantado pelos gregos

Em 1906, viajou com seu irmão mais velho, Paul, um especialista em Bizâncio, para Thessaloniki, Monte Athos e vários outros locais gregos. Ele ficou muito impressionado tanto com a estrutura dos monumentos, quanto pela beleza das paisagens. Isso serviria de influência para a sua arte naquele período.

Monte Atos, Grécia
Monte Athos

4 – Desenvolvimento de um simbolismo único na escolha de cores

Em 1910, através de um carta, ele explicou ao seu amigo August Macke o que cada cor representava em suas pinturas:

  • Azul – Masculinidade e espiritualidade
  • Amarelo – Feminilidade e alegria
  • Vermelho – Matéria física e violência

5 – Transição de estilo a partir da obra Two Women on the Hillside

Esse trabalho marca o afastamento com a realismo e o início de sua fase mais impressionista, influenciada por Van Gogh.

A pintura mostra duas mulheres, que, mais tarde, se tornariam suas esposas em diferentes momentos de sua vida: Maria Schnur (1907-1908) e Maria Franck (1913-1916).

Franz Marc
Two Women on the Hillside (1906)

6 – Carreira repleta de trabalhos

Franz Marc criou mais de sessenta obras de arte durante sua curta trajetória artística. Além das pinturas, também usou xilogravura e litografia para expressar suas sensações.


7 – A importância dos animais

Para o artista, os animais eram mais naturais e puros do que as pessoas. Ele acreditava que através dessas figuras, poderia transmitir de uma maneira mais clara seu próprio sentimento espiritual.


8) Sua esposa Franck garantiu a propagação de seu legado

Ela colecionou as cartas de Marc durante seu período na guerra e as publicou. Além disso, pediu para Herwarth Walden que exibisse seus trabalhos num evento póstumo em 1916.

Herwarth Walden
Herwarth Walden, foi um escritor, músico, editor, promotor e crítico das artes alemão, fundador da revista Der Sturm e principal popularizador do termo Expressionismo

9 – Obras censuradas pelos nazistas

Na década de 1930, enquanto estavam no poder, os nazistas removeram diversos trabalhos de Franz Marc de várias mostras e exposições artísticas em toda a Alemanha.


10 – Museu Franz Marc

Hoje, a casa de sua família em Munique é marcada com uma placa histórica. Em 1986, foi inaugurado o Museu Franz Marc, dedicado à preservação da memória sobre a vida e obra desse grande artista.

Museu Franz Marc
Museu Franz Marc

Fontes

O post Franz Marc e os 10 fatos curiosos sobre a sua vida apareceu primeiro em arteref.

Franz Marc e os 10 fatos curiosos sobre a sua vida Publicado primeiro em https://arteref.com

O Ritmo Visual na Pintura Realista


Ritmos se desenvolvem nas composições das pinturas através da contraposição entre os componentes visuais e o plano de fundo, esta contraposição evidencia cada uma das partes, pois esses elementos visuais não existem sem que exista um plano de fundo, assim como o contrário também ocorre.

A composição como um todo representa a visão do Macrocosmo, e nisto cada elemento visual se torna representações da visão do Microcosmo, ambas as visões não estão separadas, mas sim relacionadas. O ritmo é um conceito que nasce da relação entre a escala Micro (que não existe sem a
visão de um todo), e a escala Macro (que não existe sem a visão das partes).

Na Pintura Realista os elementos visuais podem ser estabelecidos através do uso de valores tonais, cores, formas geométricas ou orgânicas, linhas e texturas, estes elementos quando se relacionam entre si e se contrapõem com o plano de fundo da composição, geram uma diversificação de ritmos visuais.

Para o espectador da obra a informação visual é apresentada simultaneamente de uma só vez, porém a ideia do tempo é construída através da leitura sucessiva dos elementos visuais apresentados. Dentre os diversos ritmos visuais é possível destacar três tipos distintos:

1 – Ritmo gerado através da repetição

Quando na pintura Realista os elementos visuais são inseridos de forma repetitiva, ocorre uma apresentação da informação visual caracterizada por uma ressonância temporal constante e regular. Através do ritmo gerado pela repetição os elementos visuais se apresentam semelhantes entre si,
possuindo em cada um deles as mesmas características visuais presentes em seu conjunto, tais como estruturas geométricas, valores tonais, cores, etc. Cada elemento visual possui uma mesma importância dentro da composição, e a disponibilidade destes elementos ressoa na obra a sensação
do tempo cadenciado.

“A Entrega das Chaves”. Pietro Perugino, 1481, Afresco, 330 x 550 cm, Capela Sistina, Vaticano
“A Entrega das Chaves”. Pietro Perugino, 1481, Afresco, 330 x 550 cm, Capela Sistina, Vaticano
“A Entrega das Chaves”. Pietro Perugino, 1481, Afresco, 330 x 550 cm, Capela Sistina, Vaticano

Na obra do artista Pietro Perugio é apresentado uma composição simétrica, onde cada elemento visual se estrutura a partir de formas geométricas quadradas e retangulares.

O agrupamento destas formas geométricas reforça uma divisão da obra em duas partes, acima há um destaque para os elementos arquitetônicos e abaixo destaque para a figura humana.

Na composição, o ritmo gerado pela disposição dos três elementos arquitetônicos traz a ideia de um tempo cadenciado mais dinâmico. Isto ocorre devido aos elementos arquitetônicos estarem ordenados a partir da estrutura visual quadrada, possibilitando assim uma rápida leitura da informação.

Em contraposição, a leitura da informação visual referente às figuras humanas é mais lenta. Isto ocorre devido à existência de duas estruturas visuais retangulares que ordenam os dois grupos humanos, aqui a geometria do retângulo possui uma área mais extensa e contínua, e toda a
informação visual que é apresentada dentro destas estruturas exige um maior tempo de assimilação por parte do espectador da obra.

O Ritmo Visual na Pintura Realista
“Arne”. Chuck Close, 1999-2000, Óleo sobre Tela, 259.1 x 213.4 cm

A pintura do artista americano Chuck Close demonstra uma abordagem diferenciada a respeito do uso da repetição como recurso para gerar ritmo, aqui o artista utiliza a repetição de formas geométricas que são ordenadas dentro de um diagrama composto por quadrados e retângulos inclinados, estruturando assim, elementos visuais formados por texturas que são semelhantes entre si e que se inter-relacionam.

Cada elemento visual na obra constitui uma visão da escala Micro, estes elementos são ordenados separadamente entre si, e quando há a união de todas as partes é constituída a escala Macro na composição da obra.


2 – Ritmo gerado através da Alternância

Na pintura Realista a alternância dos elementos visuais, ora mais proeminentes, ora mais sutis, expõe a contraposição entre estes elementos e os planos visuais, com isto há uma variedade rítmica gerada pela alternância das informações.

Esta alternância faz com que a informação visual seja caracterizada através de uma sensação de tempo dinâmico e irregular. O ritmo gerado através da alternância faz com que cada elemento visual possua uma importância própria e se diferencie de seus pares.

O Ritmo Visual na Pintura Realista
“GADO BINÁRIO”. Carlos Borsa, 2019, Óleo sobre tela, 90 x 160 cm
O Ritmo Visual na Pintura Realista

Na obra acima o ritmo visual é gerado pela alternância entre os valores tonais, não há aqui uma progressão do mais claro para o mais escuro e vise versa, aqui os valores tonais têm a função de reforçar a separação entre os planos visuais.

Com isto o ritmo gerado pela alternância é separado em três momentos, e os valores tonais se estabelecem a partir da seguinte ordem:

(1) valor tonal claro – (2) valor tonal escuro – (3) valor tonal médio

No momento em que o primeiro plano de valor tonal claro se contrapõe com o segundo plano de valor tonal escuro é estabelecida uma oposição entre os elementos visuais, com isto a cena potencializa uma maior dramaticidade. Aqui há uma intenção de evidenciar o elemento visual em
primeiro plano, tornando-o desta maneira, o objeto de maior importância na obra.

A transição do segundo plano de valor tonal escuro, com o terceiro plano de valor tonal médio, demonstra uma intenção oposta que é a de estabelecer uma transição suave entre os planos visuais. Dentro do terceiro plano há pinceladas executadas através da técnica da veladura, isto faz com que
os elementos arquitetônicos se desfaçam gradativamente com o plano de fundo.

Esta abstração da informação visual presente no plano de fundo da obra tem a intenção de evidenciar uma sutileza, que se opõe à dramaticidade presente no primeiro plano visual.


3 – Ritmo gerado através da progressão

O ritmo que é gerado através da progressão surge quando os elementos visuais são ordenados de forma sucessiva e gradativa dentro da composição da obra.

Neste tipo de ritmo a progressão pode se caracterizar através de algum movimento direcionado dos elementos na composição, ou através do aumento de algum aspecto visual da informação. O ritmo gerado através da progressão gera uma ressonância de tempo que se apresenta de forma dinâmica e regular.

Dentro da composição da obra cada elemento visual pode se posicionar mais acima ou mais abaixo, mais afastado ou mais inclinado, maior ou menor em relação ao elemento visual que fora ordenado anteriormente.

O Ritmo Visual na Pintura Realista
“O cego guiando o cego”. Pieter Bruegel , 1568, Òleo e tempera sobre tela, 86 x 154cm, Museo e Real Bosco di Capodimonte
“O cego guiando o cego”. Pieter Bruegel , 1568, Òleo e tempera sobre tela, 86 x 154cm, Museo e Real Bosco di Capodimonte

Na pintura de Pieter Bruegel, é possível observar o uso de linhas verticais e diagonais que estrutura a posição das figuras humanas. O ritmo gerado através da progressão é estabelecido na obra através da sensação de movimento, na composição cada uma das figuras humanas se apresenta gradativamente mais inclinada conforme ocorre a leitura da informação visual da esquerda para a direita.

Na obra o movimento é dividido em dois grupos humanos, com isto há a intenção do artista em criar uma composição dinâmica que se opõe a regularidade do ritmo estabelecido, onde a leitura visual se alterna em
dois momentos opostos, um mais longo (A) e outro mais curto (B).

“New York Movie”. Edward Hopper, 1939. Óleo sobre Tela, 82 x 102cm
“New York Movie”. Edward Hopper, 1939. Óleo sobre Tela, 82 x 102cm

Na obra do pintor americano Edward Hopper a composição da obra é dividida em duas partes: No lado esquerdo há três elementos visuais de cores laranja e vermelho, que são organizados dentro de um espaço mais fechado e ordenados a partir da perspectiva linear (A). No lado direito da composição os elementos visuais possuem cores quentes e se apresentam dentro de um campo visual aberto (B).

A esquerda da composição há uma progressão rítmica, aqui as cores laranja e vermelho se repetem e aumentam gradativamente de tamanho, e com isto há uma leitura visual de um movimento vertical
feito de baixo para cima.

No conjunto da obra a presença destacada das cores quentes, tanto no lado direito quanto no lado esquerdo da composição, traz uma sensação de equilíbrio, aqui as sensações visuais são construídas
conforme o olhar do espectador percorre a composição da obra.

Entre o lado esquerdo e direito da obra há um movimento horizontal que é gerado pela disponibilidade das informações visuais ao longo da composição. O movimento quando iniciado no lado esquerdo da composição a partir da progressão rítmica, acaba se concluído dentro de uma grande área de cores quentes no lado direito da obra.

Com este movimento de transição da esquerda para direita é gerado uma sensação da cor em expansão. Quando há o movimento contrário da leitura visual da direita para a esquerda, ocorre a sensação contrária de uma cor em retração:

1, 2, 3 – 4 = Expansão da cor / 4 – 3, 2, 1 = Retração da cor


BARROS, Lilian Ried Miller. “A cor no processo criativo”. São Paulo. Editora Senac, 2009.

CLOSE, Chuck. “Arne”. Disponível em: <http://chuckclose.com/work202.html>

HEMENWAY, Priya. “O Código Secreto”. São Paulo. Editora TASCHEN, 2019.

IMBROISI, Margaret H.; MARTINS, Simone R. História das Artes, 2020. Renascimento. Disponível em: < https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-renascentista/renascimento/>

LYON, Howard. A Baroque Composition. Disponível em: http://www.muddycolors.com/2013/12/a-baroque-composition/

MCLNTOSH, Matthew A. Brewminate a Bold Blend of news & Ideas, What is Art. Disponível em: https://brewminate.com/art-history-thinking-and-talking-about-art/

SHUSTERMAN, Richad. “Body Consciousness and Performance: Somaesthetics East and West”. EUA. The Journal of Aesthetics and Art Criticism. 2009.

WERNER, João. Aula de Arte, Ritmo na Comunicação Visual. Disponível em: https://www.auladearte.com.br/lingg_visual/ritmo.htm


Veja também:

O post O Ritmo Visual na Pintura Realista apareceu primeiro em arteref.

O Ritmo Visual na Pintura Realista Publicado primeiro em https://arteref.com

15 livros extraordinários para ler em um dia

Um clássico dito popular sugere que “tamanho não é documento”. Algumas obras clássicas literárias provam que, quando o assunto é literatura de qualidade, o provérbio está mais do que correto. Com no máximo cem páginas, títulos como: “A Festa de Babette” (1950), de Karen Blixen; “A Morte de Ivan Ilitch” (1886), de Lev Tolstói; “O Paraíso São os Outros” (2014), de Valter Hugo Mãe; e “O Alienista” (1882), de Machado de Assis; não deixam nada desejar em relação a livros de maior extensão.

15 livros extraordinários para ler em um dia

Um clássico dito popular sugere que “tamanho não é documento”. Algumas obras clássicas literárias provam que, quando o assunto é literatura de qualidade, o provérbio está mais do que correto. Com no máximo cem páginas, títulos como: “A Festa de Babette” (1950), de Karen Blixen; “A Morte de Ivan Ilitch” (1886), de Lev Tolstói; “O Paraíso São os Outros” (2014), de Valter Hugo Mãe; e “O Alienista” (1882), de Machado de Assis; não deixam nada desejar em relação a livros de maior extensão. A Bula selecionou os 15 melhores títulos com menos de uma centena de páginas —, entre eles, aqueles mencionados acima, — e os reuniu em uma lista. Os comentários são adaptados das sinopses das editoras. Além disso, as obras não estão organizadas de acordo com critérios classificatórios.

15 livros extraordinários para ler em um dia Publicado primeiro em https://www.revistabula.com

Os 10 filmes da Netflix com as melhores atuações

A Bula reuniu em uma lista os dez principais filmes originais Netflix nos quais os protagonistas se destacaram pela excelente atuação e fora...