Biografia e trajetória artística
Franz Marc (Alemanha, 1880–1916) foi pintor, gravador e um dos principais membros do movimento expressionista alemão. Nascido em Munique, estudou na Academia de Belas Artes da cidade.
Posteriormente, viajou para a Paris, onde foi profundamente influenciado pelas obras expostas em museus, galerias de arte e, principalmente, pelos trabalhos de de Vincent van Gogh e outros artistas pós-impressionistas.
Em 1910, Marc conheceu Wassily Kandinsky (1866-1944), que era, na época, um membro do influente grupo de artistas expressionistas, Neue Künstlervereinigung (“Associação de Novos Artistas”). Após um certo período, eles romperam com o movimento anterior e fundaram o Der Blaue Reiter (“O Cavaleiro Azul”).
Der Blaue Reiter
Foi um movimento que reuniu artistas de arte abstrata entre 1911 e 1914 e contribuiu para a consolidação desse estilo de pintura.
Em 1911 foi organizada a “Primeira Exposição dos Editores do Cavaleiro Azul”, (1911) na Moderne Galerie Tannhäuser, Munique. 43 obras foram exibidas por 14 artistas, incluindo artistas como Kandinsky, Franz Marc, Henri Rousseau, David e Vladimir Burlyuk, Albert Bloch e August Macke. Seus trabalhos eram diversos, mas, geralmente, refletiam um interesse em experimentação livre e expressão espiritual, em oposição a uma representação objetiva.
Durante esse período, o trabalho de Marc tornou-se cada vez mais abstrato na natureza, exibindo influências do futurismo e do cubismo. Em particular, seu trabalho é caracterizado por frequentes representações de animais e um forte uso de cores.
Uma das principais causas para o movimento ter durado apenas três anos se deu pelas tensões entre os países durante a Primeira Guerra Mundial. Os artistas russos eram expulsos de volta à sua terra natal, enquanto os alemães, incluindo Marc, foram recrutados para o serviço militar. Quando todos se dispersaram, o movimento se desvaneceu.
Morte e legado
Logo após o início da Primeira Guerra Mundial, Franz Marc foi convocado a servir. Morreu em combate dois anos depois, em Braquis, França (1916).
Ele fez parte da consolidação do Expressionismo Abstrato e serviu de influência para movimentos / escolas subsequentes, como Dadaísmo e Bauhaus. Seu impacto ainda alcança as obras de artistas como Piet Mondrian e Jackson Pollock.
Hoje, mais de cem anos após sua morte, Franz Marc é considerado um dos pintores mais influentes da Alemanha devido ao seu estilo único, poética altamente criativa e a capacidade de transformar o comum em algo extraordinário.
Suas obras podem ser encontradas nas coleções de muitas das principais instituições públicas e privadas, incluindo: Guggenheim, Museu de Arte Moderna de Nova York, Instituto de Arte de Chicago, Kunstmuseum Basel, etc.
Principais obras de Franz Marc
Curiosidades de Franz Marc
1- Inicialmente, seu estilo de pintura era realista
Os primeiros trabalhos de Franz foram influenciados desde cedo por seu pai, Wilhelm Marc, um pintor de paisagens. É apenas quando ele tem contato com a pintura francesa que seu estilo passa a mudar.
Para exemplificar como eram as obras do artista antes de mergulhar no expressionismo, separamos uma obra de 1902, onde Franz retrata sua mãe, Sophie. Observe como o uso de cores e quantidade de detalhes diferem das obras que apresentamos acima.
2 – Sua trajetória artística foi acompanhada por uma grande instabilidade emocional
Sua visão religiosa, transmitida pela mãe, estava em descompasso com o movimento juvenil de Munique e a crescente atmosfera boêmia da cidade. Ainda nesse contexto, Marc esteve envolvido em uma série de relacionamentos conturbados, incluindo um caso que durou muitos anos com Annette Von Eckardt e um casamento com a artista Marie Schnür, que durou menos de um ano.
3 – Encantado pelos gregos
Em 1906, viajou com seu irmão mais velho, Paul, um especialista em Bizâncio, para Thessaloniki, Monte Athos e vários outros locais gregos. Ele ficou muito impressionado tanto com a estrutura dos monumentos, quanto pela beleza das paisagens. Isso serviria de influência para a sua arte naquele período.
4 – Desenvolvimento de um simbolismo único na escolha de cores
Em 1910, através de um carta, ele explicou ao seu amigo August Macke o que cada cor representava em suas pinturas:
- Azul – Masculinidade e espiritualidade
- Amarelo – Feminilidade e alegria
- Vermelho – Matéria física e violência
5 – Transição de estilo a partir da obra Two Women on the Hillside
Esse trabalho marca o afastamento com a realismo e o início de sua fase mais impressionista, influenciada por Van Gogh.
A pintura mostra duas mulheres, que, mais tarde, se tornariam suas esposas em diferentes momentos de sua vida: Maria Schnur (1907-1908) e Maria Franck (1913-1916).
6 – Carreira repleta de trabalhos
Franz Marc criou mais de sessenta obras de arte durante sua curta trajetória artística. Além das pinturas, também usou xilogravura e litografia para expressar suas sensações.
7 – A importância dos animais
Para o artista, os animais eram mais naturais e puros do que as pessoas. Ele acreditava que através dessas figuras, poderia transmitir de uma maneira mais clara seu próprio sentimento espiritual.
8) Sua esposa Franck garantiu a propagação de seu legado
Ela colecionou as cartas de Marc durante seu período na guerra e as publicou. Além disso, pediu para Herwarth Walden que exibisse seus trabalhos num evento póstumo em 1916.
9 – Obras censuradas pelos nazistas
Na década de 1930, enquanto estavam no poder, os nazistas removeram diversos trabalhos de Franz Marc de várias mostras e exposições artísticas em toda a Alemanha.
10 – Museu Franz Marc
Hoje, a casa de sua família em Munique é marcada com uma placa histórica. Em 1986, foi inaugurado o Museu Franz Marc, dedicado à preservação da memória sobre a vida e obra desse grande artista.
Fontes
O post Franz Marc e os 10 fatos curiosos sobre a sua vida apareceu primeiro em arteref.
Franz Marc e os 10 fatos curiosos sobre a sua vida Publicado primeiro em https://arteref.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário