Não é novidade que o comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos. A credibilidade e experiência de uma empresa devem ser evidenciadas também nos canais digitais.
Essa realidade não é apenas para um modelo de vendas ao consumidor final, em relacionamentos B2B, estar na internet tem igual importância. Pensando nisso, veja como a Acoplast Brasil se beneficiou ao não ignorar essa realidade.
Acompanhe!
A Acoplast Brasil
A Acoplast Brasil é uma empresa mineira que atua há 25 anos com a produção e comercialização de produtos e soluções para transmissão mecânica de indústrias de diversos segmentos no Brasil e no exterior.
Soluções e equipamentos, como os acoplamentos e redutores de velocidade da Acoplast são imprescindíveis para aumentar a produção de setores importantes para a economia, como as indústrias petroquímica, de mineração, siderúrgica e agronegócio.
Desse modo, a atuação da Acoplast é concentrada em potencializar a produção dessas indústrias e fornecer ferramentas para o monitoramento inteligente de seu desempenho.
Esse nicho de mercado, em que a maior parte das vendas são consultivas e técnicas, exigiu uma estratégia que contemplasse desde a identificação das personas, passando pelas suas necessidades e expectativas até chegar à estratégia de marketing B2B mais adequada para o segmento.
Por que a Acoplast Brasil é um case de sucesso?
A Acoplast Brasil é um grande exemplo de como o SEO impacta positivamente a geração de novas oportunidades de negócios, independente do modelo de negócio, tamanho ou nicho da empresa.
Na rotina do negócio, a ausência de uma estratégia de marketing fazia com que as oportunidades de vendas tivessem origem quase que exclusivamente em mídia paga. Veja o que o Robson Faria, Diretor Comercial da Acoplast lembra sobre este período:
“O nosso site existe há dez anos e desde a sua criação fazíamos um investimento médio de R$10.000 mensais em Google Ads. O site era responsável pela geração da maioria de nossas oportunidades de negócios, mas nessa época os acessos orgânicos eram pouco mais de cem por mês.“
A decisão de implementar uma estratégia de Marketing Digital nasceu da necessidade de diminuir o valor gasto em anúncios e tornar a geração de oportunidades de vendas menos dependente de campanhas de anúncios e, consequentemente diminuir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC).
Após muito tempo investindo um alto valor em mídia paga, a decisão de criar um blog corporativo e aplicar a metodologia da Rock Content mudou — e muito — a realidade dos negócios!
Com a implementação do Marketing de Conteúdo, a presença e autoridade online da empresa foi se solidificando e os anos de experiência ficaram claros na qualidade dos conteúdos publicados no blog da Acoplast Brasil.
A junção de dois elementos muito importantes: conteúdo e usabilidade
Para se destacar no mercado de indústrias mecânicas, no entanto, ter uma sólida presença online e compartilhar conteúdos relevantes não era suficiente.
A experiência online do usuário não podia ser ignorada e a velocidade de carregamento da página, design, usabilidade e a ausência de responsividade no site eram obstáculos para que o contato do usuário com a página fosse proporcional ao esforço empregado na execução da estratégia.
Nessa etapa do desenvolvimento da estratégia, o Stage, plataforma de hospedagem e criação de sites em WordPress, foi implementada e colaborou muito com o sucesso da estratégia.
Após sua implementação o tempo de carregamento da página diminuiu, o design ficou mais atrativo e como o plugin Rock Convert os CTA’s possibilitaram um aumento no número de conversões no blog.
Quais foram os resultados alcançados?
Já demos spoiler no título do post, mas vamos explicar melhor agora:
- com a produção de conteúdo de qualidade e útil para o cotidiano das personas mapeadas, o número de acessos ao site aumentou exponencialmente e, com isso, o número de oportunidades e vendas também;
- além, obviamente, do aumento nas vendas, um dos principais benefícios dessa estratégia de marketing industrial foi o destaque da empresa no mercado;
- os acessos orgânicos que representavam 47,86% do total de usuários no site quando os primeiros resultados do projeto começaram a aparecer, hoje é de 73% da origem dos acessos.
Em números absolutos, atualmente a Acoplast recebe em média 15.500 acessos mensais organicamente.
A quantidade de acessos, deve-se à qualidade do conteúdo que faz que com que as palavras-chave importantes para o mercado em que a Acoplast Brasil atua, como o termo manutenção por exemplo, fiquem bem ranqueadas nos buscadores.
A equipe da Rock Content se empenha não só no mapeamento e produção do conteúdo, como no monitoramento do seu desempenho e execução de otimizações necessárias.
Veja o crescimento de acessos ao blog:
Veja abaixo o aumento no volume de palavras-chave. Em um ano, a Acoplast Brasil saiu de 93 palavras no TOP 10 para 432 palavras posicionadas nas dez primeiras posições, um aumento de 364%.
Os impactos na gestão comercial tem sido muito positivos:
“Atualmente, reduzimos muito o nosso investimento em Ads e com isso também nós agregamos novas formas de gerar oportunidades de venda para nossa empresa”, comemora o Diretor Comercial da Acoplast Brasil.
Além de disponibilizar conteúdo de alta qualidade para as personas e contribuir para o crescimento da autoridade da empresa, o site e blog da Acoplast se tornaram ferramentas potentes de marketing.
Este é o começo, estamos satisfeitos e confiantes que alcançaremos ainda mais resultados positivos, afirma Robson.
Quer desenvolver uma estratégia para atender às necessidades da sua empresa? Nossos especialistas podem te ajudar.
Rock my Business: Como a Acoplast Brasil aumentou o tráfego orgânico de 100 para quase 16.000 acessos mensais em apenas um ano Publicado primeiro em https://rockcontent.com
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